Minério de cobre: utilizado na geração e transmissão de energia e em equipamentos eletrônicos, é o 3º minério mais consumido no mundo e possui alto índice de abrasividade.
Atrás apenas do ferro e do alumínio, o cobre é um dos metais mais utilizados no mundo, sendo muito comum na geração e transmissão de energia, além de estar presente em praticamente todos os equipamentos eletrônicos.
Foi na cidade de Marabá, região sudeste do estado do Pará, que uma das mais importantes minas de cobre do País, subsidiária da maior mineradora do Brasil, entrou em contato com a Mercúrio solicitando uma correia transportadora que fosse resistente o suficiente para transportar um minério importantíssimo.
No final de 2018, em uma de suas visitas a este importante cliente, Alexandre Lacerda, então Gerente de Contas, e Fernando Assis, em tal momento Coordenador da Área de Engenharia de Aplicação e Assistência Técnica da Mercúrio, foram recebidos pela equipe de Engenharia da mina com uma solicitação especial: aumentar a vida útil de uma correia transportadora.
Mas não era uma correia transportadora qualquer.
O TR 2010-01 é um transportador enclausurado e reversível (que opera nos dois sentidos), responsável pelo funcionamento de todo o processo produtivo da planta e sua parada implicava na paralisação geral da fábrica, incluindo maquinários e pessoal, o que significava impacto direto na produção.
Este foi um desafio que exigiu empenho conjunto entre as áreas de Engenharia e Assistência Técnica e Comercial da Mercúrio para conseguirem encontrar, ao mesmo tempo, a melhor solução técnica para o caso, com custo e prazo que atendessem às necessidades do cliente.
Graças à natureza do cobre, sua alta abrasividade agredia a correia transportadora que apresentava desgastes na cobertura em até três meses. Por isso, a Parada Geral da Mineradora era programada, fazendo com que as demais máquinas também passassem, obrigatoriamente, para revisões e trocas, mesmo ainda apresentando boas condições de trabalho.
“Entre Transportadores e Alimentadores de Correia, são cerca de 50 equipamentos afetados com a parada deste Transportador. Solicitamos o apoio da equipe técnica da Mercúrio para viabilizar uma solução que permitisse o aumento da vida útil do equipamento e, desta forma, prorrogar o período entre as paradas programadas”, recorda Renato Caverzan, Engenheiro Responsável pelos Transportadores de Correia da mineradora.
Análise e diagnóstico da Correia Transportadora
“Nosso desafio era encontrar uma solução que aumentasse a vida útil da correia e, consequentemente, diminuísse o número de paradas anuais da fábrica, sem resultar em mais custos para o cliente”, explica Fernando Assis.
A partir de laudo técnico feito com a utilização de ultrassom, a equipe fez um mapeamento do desgaste na cobertura superior. Foram mapeados 17 pontos no sentido transversal, abrangendo toda a largura da correia, o que possibilitou determinar e projetar a sua vida útil.
A durabilidade da correia transportadora, no que se refere à resistência à abrasão, tem relação direta com a espessura, o tipo de cobertura e o tipo de material a ser transportado.
Com as informações reveladas pelo ultrassom, foram realizadas análises de Engenharia, com o objetivo de propor a alteração necessária para aumentar a vida útil da correia de especificação CT EAS 5PN4000, um modelo pesado, com cinco lonas de Poliéster Nylon e cobertura EAS com resistência à abrasão máxima de 70 mm 3.
Assis lembra que “por ser um material muito abrasivo, sabíamos da necessidade inicial de alterar a cobertura para um tipo que oferecesse maior resistência à abrasão. Porém, um aumento da espessura da cobertura superior naturalmente iria impactar no aumento da massa (peso), exigindo maiores esforços no acionamento do transportador”. Então, para evitar esse desgaste na correia, a equipe Mercúrio realizou um estudo de tensões atuantes com o objetivo de possibilitar a alteração da carcaça, reduzindo seu peso, em contrapartida ao aumento da espessura da cobertura.
Diante de todas as possibilidades levantadas, a equipe Mercúrio apresentou ao cliente a solução que, segundo os testes realizados no laboratório da empresa, poderia aumentar a vida útil da correia transportadora de minério: uma nova cobertura bem mais resistente, a XEAS (X Extra Abrasão Super), combinada com um novo tipo de carcaça, a 4PN4000.
“Na prática, aumentamos bastante a resistência à abrasão da cobertura superior que passou de 70 mm 3 para 30 mm 3. Além disso, elevamos a espessura de 12 mm para 18 mm, um aumento de 50%, e retiramos uma lona da carcaça, o que representa uma redução de 2kg/m2”, esclarece.
Solução eficiente e econômica com cobertura e carcaça personalizadas
Após a última troca realizada em 2019, já sob a nova especificação, o cliente comprovou o aumento da vida útil da correia transportadora de três para quase cinco meses, ainda maior que os quatro meses previstos inicialmente. Ou seja, uma diminuição de quatro para menos de três Paradas Programadas Anuais, o que representou um ganho significativo de mais de 33% na vida útil da correia.
“Nós paramos para realizar a última troca, já com a nova especificação, no dia 15 de setembro de 2019 e só voltamos a parar novamente no dia 3 de fevereiro de 2020, ou seja, quase 5 meses de vida útil. E a correia ainda apresentava condições de rodar por mais um mês aproximadamente”, destaca Caverzan.
Ainda segundo o cliente, como a parada do transportador TR 2010-01 era responsável pela parada trimestral de manutenção da planta, tal mudança foi fundamental para gerar melhores resultados, economia de gastos com manutenções, além de reduzir a exposição de funcionários a riscos de segurança.
“E tudo feito com muita agilidade. A proximidade da fábrica de Marabá e a atenção de toda a equipe da Mercúrio facilitou ainda mais a operação, a logística das trocas e todo o atendimento necessário”, disse Daniel Tovar, Engenheiro de Manutenção do cliente.
Uma solução eficiente e econômica que, além de ser responsável direta pelo aumento na produtividade da planta da empresa, foi realizada com ajustes na especificação da correia, sem a necessidade de grandes mudanças de equipamento, ou seja, sem maiores investimentos.
“É sempre um prazer participar de desafios deste tipo. Agradecemos ao Engenheiro Renato Caverzan, responsável pelos Transportadores de Correias, por desafiar-nos nesta melhoria, e pelo grande resultado alcançado com nossos produtos”, reforça Alexandre Lacerda, Gerente de Contas da Mercúrio.
“Sem dúvida, trata-se de um caso de sucesso reconhecido, tanto pela importância estratégica do equipamento quanto pelo porte da empresa. E o resultado positivo só pode ser alcançado graças à parceria e o trabalho em conjunto entre o cliente e a Mercúrio”, finaliza Fernando Assis.