Cases de Sucesso

Eldorado Brasil: Correias Mercúrio inova e desenvolve a primeira correia transportadora para Sistema a Ar do Brasil

Considerada uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo, a Eldorado Brasil buscava, em 2016, a melhor solução de correia transportadora para transportar cascas de eucalipto – material que se transforma em biomassa, gerando energia para ser utilizada pela própria empresa e pelo mercado.

“Pela característica da carga, queríamos um equipamento fechado, que produzisse menor volume de sujeira. Além disso, também procuramos por um sistema que utilizasse uma menor quantidade de roletes para termos menos custos com manutenção”, explica Pedro Moraes, Coordenador de Manutenção da Eldorado Brasil.

Correia Transportada para sistema a ar

A Correia Transportadora para Sistema a Ar logo se apresentou como a solução ideal para este desafio, pois esta correia trabalha em um sistema transportador enclausurado e, ao invés de deslizar sobre roletes, utiliza um sistema a ar para sua movimentação, semelhante à flutuação.

O ar é captado da atmosfera por um insuflador e encaminhado para uma câmara de ar. Lá, se mantém em vazão e pressão constantes através de orifícios e é devolvido à atmosfera.

ALT A 3

No caminho gera uma película entre a correia e a calha, reduzindo o atrito.

ALT B 3

A diminuição do atrito aliada ao design da calha permite um fluxo de transporte uniforme e regular, evitando trepidações e deformações da correia ao longo do transportador.

alt c2

Porém, este modelo de correia nunca tinha sido produzido no Brasil. Os clientes interessados precisavam importar o produto, o que acabava impactando diretamente em dois dos principais problemas para a indústria: prazo de entrega e alto custo de investimento.

“Foi aí que resolvemos oferecer uma nova solução para a Eldorado: desenvolver a primeira Correia Transportadora para Sistema a Ar produzida no Brasil”, recorda Ivan Vitor de Souza, Assessor Técnico da Mercúrio.

Solução nacional exclusiva e personalizada

Líder em Correias Transportadoras, a Mercúrio reuniu sua equipe para um desafio inédito: nacionalizar a produção deste novo modelo de correia transportadora. Um trabalho complexo que envolveu vários setores da empresa, como a equipe de desenvolvimento de produtos, gerência de qualidade, laboratório e engenharia, entre outros.

As primeiras amostras acabaram não apresentando o resultado esperado. Detalhes como o tipo de borracha que deveria ser utilizado, entre outras especificidades exclusivas envolvendo o sistema a ar, exigiram mais estudos e esforços da equipe.

Mas o ineditismo da ação e a complexidade do desafio não abalaram a confiança dos envolvidos. “Durante todo o processo, o Ivan e a equipe da Mercúrio deram o suporte necessário, realizando ajustes e correções de rota, o que nos deixou confiantes com o resultado final”, afirma Pedro Moraes.

Depois de ser captado da atmosfera por um insuflador, o ar é encaminhado para uma câmara. Em vazão e pressão constantes, o ar gera uma película entre a correia e a calha, elevando-a. O processo reduz o atrito e evita trepidações e deformações da correia.

Especificações

Alguns dos desafios enfrentados pela equipe da Mercúrio para chegar ao modelo perfeito de correia para Sistema a Ar foram o tipo da carcaça e classe de resistência, quantidade de lonas e a espessura da cobertura superior.

“Na primeira tentativa, por exemplo, preocupados com a vida útil e a longevidade do produto, usamos um tipo de cobertura com características muito superiores às exigidas para o uso do cliente. Isso acabou impactando no peso da correia, inviabilizando o modelo”, conta Ivan. 

Depois de novos testes de tensão e de peso, acertos nas especificações, como a escolha do modelo de borracha para o tipo de carga transportada, a empresa entregou, no final de 2016, a primeira Correia Transportadora para Sistema a Ar produzida no Brasil.

“Realizamos um intenso trabalho para conseguir chegar ao modelo ideal, exatamente como o cliente esperava. Agradecemos a confiança da Eldorado Brasil que nos permitiu demonstrar, na prática, que podemos atender diferentes necessidades dos clientes e nacionalizar produtos que estejam fora do nosso portfólio”, afirma.

Qualidade, tradição e confiança

CORREIA TRANSPORTADORA INDUSTRIAL

O resultado atendeu completamente as expectativas do cliente. “Ficamos plenamente satisfeitos. Além de contar com todo o apoio da Mercúrio, o resultado foi excelente. Nossa parceria resultou em um produto com custo menor, dentro de um prazo de entrega bem mais enxuto”, comemora Moraes.

Incorporada ao portfólio da Mercúrio, a correia compõe um sistema considerado mais limpo, ágil e de mais fácil manutenção, quando comparado com o modelo tradicional. A partir deste case de sucesso, a Mercúrio já produziu e colocou novos modelos no mercado.

Entre os clientes atendidos, destaca-se um dos maiores grupos globais de cimento e materiais de construção.

A nacionalização da produção desta correia transportadora foi um marco dentro da empresa. Estamos preparados para produzir qualquer tipo de correia aqui no Brasil”, finaliza o Assessor Técnico da Mercúrio.