Destaque

A importância da siderurgia: veja como essa indústria impulsiona o desenvolvimento global

luca-upper-uQR1eEZBMYY-unsplash

Se você olhar ao seu redor, em diversos ambientes que frequenta em seu dia a dia, irá constatar a presença forte do aço em várias construções e produtos. Mas, afinal, qual é a importância da siderurgia?

Trata-se de um setor que movimenta milhões de dólares por ano e está ligado diretamente a uma série de indicadores econômicos e sociais no país, como o PIB e a oferta de empregos.

Da mesma forma, está totalmente relacionado ao abastecimento de matéria-prima para outras indústrias e a produção de componentes que fazem parte do processo, como as correias transportadoras.

Então, para entender como a siderurgia é capaz de influenciar tantos campos diferentes e relevantes, continue conosco e aproveite a leitura deste conteúdoa

O que é e para que serve a siderurgia?

Antes de explorar o conceito de siderurgia, é importante compreender a metalurgia. A metalurgia é a ciência e arte de estudar e gerir metais, desde sua extração do subsolo até a transformação em produtos utilizáveis.

Portanto, essa disciplina envolve um conjunto de técnicas e procedimentos para extrair, fabricar, fundir e tratar metais e suas ligas.

Desde tempos remotos, o ser humano tem utilizado metais para criar utensílios, tais como cobre, chumbo, bronze, ferro, ouro e prata, todos amplamente empregados na antiguidade.

Por outro lado, a siderurgia é o ramo da metalurgia que se concentra na produção e tratamento do aço.

Esse processo pode ser dividido em uma preparação inicial seguida de quatro etapas distintas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Cada etapa tem uma função específica. Confira

Preparação da carga ou sinterização

Na preparação da carga ou sinterização, a maior parte do minério de ferro (finos) é aglomerada com cal e finos de coque para formar o sinter.

Redução

As matérias-primas preparadas são carregadas no alto-forno, onde o ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte inferior.

Então, o coque, ao entrar em contato com o oxigênio, produz calor, o que funde a carga metálica e inicia o processo de redução do minério de ferro, transformando-o em ferro-gusa líquido, uma liga de ferro com alto teor de carbono

Refino

Aciarias elétricas ou a oxigênio são usadas para transformar o ferro-gusa líquido ou sólido e sucata de ferro e aço em aço líquido. Portanto, nesta fase, removem-se parte do carbono e impurezas do ferro-gusa.

Sendo assim, a maior parte do aço líquido é solidificado em equipamentos de lingotamento contínuo ou convencional (em desuso) para produzir semiacabados, lingotes e blocos.

Laminação

Por fim, transformam-se os semiacabados, lingotes e blocos em uma ampla variedade de produtos siderúrgicos por meio de equipamentos chamados laminadores. 

A nomenclatura desses produtos depende de sua forma e/ou composição química.

Siderurgia 1 PT

A siderurgia no Brasil: história e atualidade

Durante décadas, a indústria siderúrgica teve um papel central na economia brasileira. Com o passar do tempo, a privatização das grandes siderúrgicas nacionais representou uma mudança significativa na forma como o Estado se envolve na economia.

Então, mais recentemente, algumas empresas siderúrgicas brasileiras expandiram suas operações para o exterior.

Por isso, a importância da siderurgia para o Brasil continua sendo inegável, já que é um setor fundamental para várias cadeias produtivas, como a automotiva, a construção civil e a de bens de capital, entre outras.

A importância da siderurgia para o crescimento econômico

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo país, a indústria siderúrgica tem sido um pilar importante para manter a economia em movimento, gerando empregos, divisas, investimentos, importações e exportações.

Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção estimada em 2020 caiu para 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, após uma previsão inicial de queda de 18,8% em abril.

No entanto, com a recuperação da economia, houve uma melhora significativa e a demanda por aço já atingiu 63% da capacidade instalada total de 51,5 milhões de toneladas em janeiro de 2020.

Portanto, o setor siderúrgico é um importante fornecedor de insumos para diversas partes da indústria de transformação, bem como para a construção civil, que conta com grandes empresas verticalizadas em várias fases do processo produtivo.

Contudo, por ser uma indústria que requer investimentos intensivos em capital para projetos de maturação, há necessidade de aportes significativos de recursos financeiros.

Por outro lado, no Brasil, a logística é favorável para as siderúrgicas, já que a maioria das indústrias está localizada perto de portos e minas de minério de ferro, o que facilita as exportações.

Principais produtos fabricados pela indústria siderúrgica

A importância da siderurgia é nítida em diversos setores da economia. Mas sua demanda está diretamente relacionada ao desempenho macroeconômico do país.

Portanto, a indústria siderúrgica produz uma variedade de produtos, como os principais:

  • Chapas de aço planas, laminadas a partir de placas;
  • Bobinas de aço laminado e cabos, que consistem em chapas ou tiras de aço enroladas em forma cilíndrica;
  • Tubos, perfis, barras e vergalhões de aço de qualquer natureza ou formato;
  • Lingotes de aço de qualquer natureza;
  • Sucatas de aço de qualquer tipo.

 

Siderurgia 2 PT

A importância da siderurgia na construção civil

O aço é um material amplamente utilizado na construção civil, graças às suas diversas vantagens. Afinal, trata-se de um metal leve e flexível que possibilita uma arquitetura mais arrojada e construções mais leves.

Dessa forma, o resultado é uma pressão menor sobre as fundações dos edifícios, o que reduz os custos totais. Além disso, a montagem com aço é mais simples e rápida, reduzindo, também, o tempo total de construção

Outra vantagem do aço é sua reciclabilidade, o que significa que o desperdício de material nas obras é reduzido, tornando a construção mais sustentável.

Sendo assim, a importância da siderurgia na construção civil é perceptível em armaduras de concreto, pontes, viadutos e fundações, e sua fabricação leva em consideração aspectos como estabilidade, conforto, durabilidade e segurança.

Também vale ressaltar que, nos últimos anos, um novo modelo de construção tem conquistado destaque no mercado: os módulos habitacionais.

Isso porque eles são fabricados a partir de estruturas metálicas altamente resistentes e possuem uma estrutura de aço galvanizada que evita corrosões e aumenta a durabilidade por décadas.

Por fim, as construções modulares ainda contam com diferenciais, como parede termoacústicas e demais acabamentos de alto padrão, sendo uma opção mais rápida, econômica, limpa e sustentável para novos espaços.

 

A siderurgia e o meio ambiente: desafios e soluções

A indústria siderúrgica é um importante setor produtivo em todo o mundo, mas seu impacto ambiental é um desafio a ser enfrentado. Por isso, a busca por soluções tecnológicas para a produção de aço mais limpo e sustentável tem sido uma prioridade para o setor.

A adoção da economia circular é uma dessas soluções, que visa reduzir, reutilizar e reciclar materiais e produtos ao longo de todo o processo produtivo.

Além disso, o aço é um produto 100% reciclável e socialmente amigável, o que significa que é possível utilizar a matéria-prima na produção de novos produtos siderúrgicos sem perda de qualidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O que já está sendo feito?

Uma das tendências do setor siderúrgico é a adoção de práticas ESG, que consideram questões ambientais, sociais e de governança.

Contudo, enquanto as grandes empresas já estão bem avançadas nessa direção, o desafio agora é disseminar esse modelo para as pequenas e médias empresas do setor.

Além disso, as empresas investem cada vez mais em tecnologia para se adaptar à quarta revolução industrial e aumentar a competitividade.

Por isso, desenvolvem-se novas estratégias para melhorar a eficiência produtiva, reduzir custos e minimizar os impactos ambientais da atividade industrial.

Sendo assim, uma dessas soluções é a utilização de fontes de energia alternativas, que ajudam a reduzir tanto os custos quanto os impactos ambientais da produção.

O que é ESG?

A gestão sustentável tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas.

Por isso, a adoção de práticas ESG — do inglês Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) — é uma forma de direcionar a atuação dos negócios para questões ambientais, sociais e de governança.

Com isso, as empresas se tornam mais preparadas para enfrentar as mudanças nos padrões de produção e consumo, além de contribuírem para um mundo mais justo e sustentável.

Além disso, o mercado financeiro estimula cada vez mais essas estratégias. Dessa forma, os investidores passaram a avaliar a gestão de riscos e investimentos considerando os resultados apresentados pelas empresas em relação às práticas ESG.

A importância da siderurgia para o futuro

yasin-hm-zHK__gTTTds-unsplash

Recentemente, tem havido uma forte tendência de alta no mercado de matérias-primas do setor siderúrgico chinês, com grande impacto nas exportações. Esse fenômeno se explica por dois fatores.

O primeiro é a formação de estoque do produto relacionado à diminuição do ritmo de consumo interno devido à pandemia, o que resultou em um excedente transferido para o mercado internacional.

Então, o segundo fator é o plano quinquenal de retomada do crescimento econômico anunciado pelo governo chinês.

Portanto, a implementação dessas medidas tem potencial para alavancar o desenvolvimento econômico da China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil em diversos setores.

Em uma visão mais ampla, ao considerar a importância da siderurgia, é importante destacar que a demanda por aço e outros materiais básicos continuará sendo necessária para atender às demandas da sociedade e para impulsionar o desenvolvimento econômico.

Embora a substituição de materiais seja um aspecto comum da indústria siderúrgica, a rapidez com que novos materiais e tecnologias estão surgindo é algo novo.

Por isso, para se manter competitiva, a indústria siderúrgica deve continuar a desenvolver produtos mais leves e duráveis, reduzindo a demanda por volume.

Novas tecnologias na siderurgia

Assim como em qualquer outro setor, os avanços tecnológicos são implementados às operações e podem causar verdadeiras revoluções na maneira na organização dos processos.

Por isso, é importante ficar atento às seguintes possibilidades de digitalização na indústria do aço:

 

  • Inteligência artificial (IA): simplificará os processos de produção e otimizará as operações, ajudando a identificar potenciais falhas e problemas de segurança;
  • Internet das coisas (IoT): permitirá a conexão de equipamentos e dispositivos na cadeia de produção, permitindo o monitoramento em tempo real e a tomada de decisões mais rápidas e precisas;
  • Computação em nuvem: permitirá o acesso a informações em tempo real de qualquer lugar e a colaboração entre equipes e empresas.
  • Realidade virtual (VR): possibilitará operações virtuais, aumentando a precisão e originando novos modelos de processos.
 
 

Correia transportadoras para siderurgia

As correias transportadoras são um componente essencial em diversos processos que demandam transporte eficiente.

Na indústria da mineração, por exemplo, o uso de correias transportadoras é indispensável para o transporte de minério de ferro em grandes distâncias e no processo de embarque para exportação.

Mas as correias também são amplamente utilizadas em outros setores, como na siderurgia. Isso porque elas são responsáveis pelo transporte do minério de ferro até o alto-forno, etapa principal do processo siderúrgico.

Nesse contexto, é importante ressaltar que as correias utilizadas nesses casos são projetadas para suportar as condições severas de trabalho, como altas temperaturas.

Além disso, o uso de correias transportadoras apresenta vantagens como vida útil prolongada, redução de custos operacionais e preservação ambiental.

Ao pesquisar sobre o assunto, é possível notar qual a real importância da siderurgia para a economia do país. Afinal, trata-se de um setor fundamental para a geração de empregos e abastecimento de diversos outros setores que utilizam o aço como matéria-prima.

Entre as principais áreas beneficiadas, podemos destacar a construção civil, indústria automotiva e de bens de capital.

Mas para que todos os processos ocorram com o máximo de eficiência e segurança, é essencial contar com os materiais adequados. Por isso, a Correias Mercúrio produz e oferece as melhores correias transportadoras do mercado.

Dessa forma, qualquer etapa da sua operação fluirá sem problemas, incluindo aquelas que expõem os materiais às condições mais extremas, como o transporte até o alto-forno.

Portanto, fale agora com um dos nossos especialistas e comece a trabalhar em alto rendimento!

Para mais conteúdos como este, continue no Blog da Correias Mercúrio!