Importante indústria do agronegócio mundial, com mais de 15 mil funcionários e atuação em mais de 160 países, a Yara Brasil procurou a Correias Mercúrio com um objetivo bem específico: resolver o problema de um importante transportador.
Responsável pelo escoamento da produção da Unidade da Yara RIG1, localizada na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, a correia transportadora do equipamento em questão sofreu grande desgaste em pouco tempo de operação, obrigando o cliente a realizar de quatro a cinco trocas por ano.
“Temos alguns transportadores do tipo dosadores que exigiam trocas recorrentes. A empresa instalava uma correia e depois de dois ou três meses já era necessário realizar uma troca. Após fazer inspeções técnicas, resolvi procurar a Correias Mercúrio em busca de uma solução para o nosso problema”, conta Manoel Cosme, então Inspetor de Equipamentos da Unidade.
Diante deste desafio, que acarretava sério gargalo na produção, além de despesas constantes, a Correias Mercúrio foi procurada para auxiliar na busca da melhor solução para o caso e Oséias Neves Boaventura, então responsável pelo Atendimento Comercial da Yara, entrou em cena. Estava dado o pontapé inicial de uma parceria que, em pouco tempo, renderia excelentes resultados.
Diagnóstico Mercúrio
Ao analisar o cenário, foram constatados fatores decisivos que poderiam ocasionar o rápido desgaste das correias transportadoras.
Primeiramente, o tipo de material transportado: fertilizantes fosfatados com alto grau de abrasão. Além disso, por ser um transportador dosador, a correia transportadora trabalhava em baixa velocidade e ainda contava com alto impacto do Chute de Alimentação – parte integrante do transportador que tem a finalidade de receber o material transportado e direcioná-lo corretamente para a correia.
Todas essas características reunidas resultaram em grande agressão à correia.
Com essas informações foi diagnosticada a necessidade de uma correia transportadora com uma nova especificação, que apresentasse uma cobertura bem mais reforçada. “Nossa sugestão foi substituir a correia por uma da Mercúrio com cobertura XEAS (Extra Abrasão Super), certamente mais indicada para situações de alta abrasividade, como a que se apresentava”, recorda Oséias.
Além disso, para complementar, foi sugerido um aumento na espessura da correia de 3/16” para 1/4” na cobertura superior e de 1/16” para 1/8” na cobertura inferior.
Com as novas especificações, o objetivo inicial era dobrar a vida útil da correia. Assim, ao invés de quatro trocas anuais, em média, o cliente passaria a ter que trocar apenas duas vezes por ano, o que já resultaria em uma ótima evolução.
Correias Transportadoras instaladas e funcionando
A sugestão foi prontamente aceita pela Yara. “Uma semana antes da data combinada para a troca e para o início dos trabalhos da nova correia, no final do mês de maio de 2019, a correia em operação arrebentou. Com isso, antecipamos a instalação da nova correia da Mercúrio e começamos o acompanhamento do seu desempenho”, recorda Cosme.
A partir daí, em visitas bimestrais programadas, Oséias e a equipe da Correias Mercúrio, juntamente com o cliente, realizavam os acompanhamentos de desempenho da nova correia.
Logo na primeira inspeção, as melhorias já foram constatadas. Por exemplo, ao contrário da anterior, que dentro desses dois meses já demonstrava grandes sinais de deterioração, com desgastes e até rasgos aparentes, a nova correia estava praticamente intacta, demonstrando que passaria no teste, sendo capaz de completar o período inicialmente programado de 6 meses, com louvor.
Vida útil 12 vezes maior
O impacto positivo do novo investimento foi percebido rapidamente, pois além de economizar nas trocas das correias transportadoras, a diminuição de paradas no parque produtivo, exigidas para a realização de cada troca, aumentou substancialmente o rendimento da operação.
Somente uma empresa com um time de especialistas em correias transportadoras reconhecido pelo mercado e profundo conhecimento das implicações na aplicação consegue oferecer este nível de serviço.
Graças ao bom desempenho inicial, o cliente passou a encomendar outras correias para a Unidade da Yara de Rio Grande e, em pouco tempo, as correias transportadoras da Mercúrio com cobertura especial e resistência à alta abrasão começaram a ser instaladas por toda a fábrica.
“A expansão foi inevitável. Estamos falando de correias de alimentação que, a cada parada, exigem a parada de toda a produção”, reforça Cosme. Segundo ele, a Unidade de Rio Grande tem aproximadamente duas dezenas de quilômetros de correias transportadoras. Deste total, a maior parte já é fornecida pela Correias Mercúrio.
“Em apenas 8 meses, assumimos o fornecimento de cerca de uma centena de correias para o cliente. Um resultado excelente que comprova o sucesso desta nova parceria”, comemora Oséias. Atualmente, as correias fornecidas pela Mercúrio já estão em operação, não apenas no parque da Unidade RIG1, mas também na chamada Fábrica Nova, no setor de granulação e no píer de descarga.
Yara Fertilizantes e Mercúrio: Parceria além dos negócios
Ainda por iniciativa de Manoel Cosme – já promovido a Superintendente de Manutenção da Unidade – e com apoio da Correias Mercúrio, foi realizado em agosto de 2019 o Workshop “Melhores Práticas de Operação e Manutenção em Correias Transportadoras”.
O evento teve como objetivo reunir diversos fabricantes e colaboradores das áreas de operação, manutenção, almoxarifado, inspeção e programação, para mostrar os cuidados que devem ser tomados no dia a dia, além de apresentar produtos, serviços e soluções disponíveis no mercado, visando garantir o melhor desempenho da operação dos equipamentos.
Uma ação considerada estratégica para garantir o melhor funcionamento e resultados dos transportadores da fábrica.
Na ocasião, a Mercúrio compartilhou sua expertise e melhores práticas para inspeção e manutenção das correias. Posteriormente, as informações compartilhadas durante o evento tornaram-se referência para outras unidades da empresa.
Enquanto novos projetos entre a Mercúrio e a Yara Brasil já estão em curso, a correia instalada em maio de 2019, com a previsão inicial de vida útil de 6 meses, continua trabalhando a todo o vapor. Segundo os acompanhamentos realizados pelas duas empresas, a previsão foi atualizada para uma vida útil de dois anos, 24 meses portanto! Uma demonstração incontestável do acerto e precisão nas especificações e alterações sugeridas pela Mercúrio, e adotadas pela Yara.
O suporte pós-venda e o acompanhamento técnico apresentados pela equipe Mercúrio também são apontados como fundamentais para este caso de sucesso, segundo Cosme.
Uma opinião de quem conhece o assunto profundamente. “Eu falo que correias transportadoras estão na minha vida desde que nasci. Meu pai, o Sr. Newton, começou a trabalhar com correias transportadoras em 1974. Ainda hoje, ele mantém a sua empresa de manutenção de correias. Ou seja, é um assunto que está no nosso sangue. Por isso, sei da importância de fazer os investimentos certos nos melhores equipamentos e contar com parceiros realmente comprometidos com excelentes resultados”, finaliza.