Vista externa da Unidade Barroso da LafargeHolcim.
Diz o ditado popular que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Pois foi com esse pensamento que a equipe da Mercúrio conseguiu, com muito empenho, concretizar mais um Case de Sucesso da empresa: fornecer uma importante Correia Transportadora Tubular de Lona à LafargeHolcim para gerar maior produtividade e diminuir os gastos do cliente, consolidando assim a parceria e relação de confiança.
A LafargeHolcim é líder mundial em materiais e soluções para construção, com presença e cobertura nacional. Em Barroso, interior de Minas Gerais, a empresa opera uma das maiores produtoras de cimento e agregados do Brasil.
“Depois de várias visitas à planta, apresentando os diferenciais da Mercúrio e mostrando o quanto poderíamos agregar ao negócio, conseguimos produzir o relatório que detalhava as falhas e anomalias de uma correia transportadora fabricada por um concorrente”, recorda Ivo Genelhu de Souza, então responsável pelo atendimento do cliente na Mercúrio.
E não era uma correia transportadora comum, mas sim a primeira correia transportadora tubular para o transporte de cimento no Brasil do moinho até os silos. Ou seja, sua importância é enorme para o funcionamento da fábrica e sua parada resulta na parada de toda a operação, gerando muitos prejuízos para o cliente.
Segundo o relatório da LafargeHolcim, de junho de 2019, a correia de mais de 700 metros de comprimento apresentava grande desgaste, com várias trincas ao longo do equipamento. Sob essas condições, a correia, que foi projetada para uma vida útil de aproximadamente 4 anos, precisava ser submetida a trocas recorrentes de cerca de 30% de seu corpo a cada 2 anos, além da realização de 4 emendas que apresentavam problemas críticos, ameaçando romper a qualquer momento.
Diante deste cenário, a tarefa da Correias Mercúrio era bastante desafiadora: aumentar significativamente a vida útil, reduzindo os custos do cliente com emendas, além do acompanhamento constante do desempenho da correia, com relatórios periódicos.
Estudo de campo para desenvolvimento da melhor solução
Após analisar o histórico enviado pela empresa, a Mercúrio realizou visitas à fábrica para acompanhar o funcionamento. Dessas análises, surgiu um relatório feito pelas equipes Técnica e Comercial da Mercúrio com o diagnóstico, soluções sugeridas, prazos de fornecimento, instalação e custos.
“Em uma dessas visitas, juntamente com nosso então Assessor Técnico, Ivan Vitor de Souza, fizemos uma nova inspeção, ainda mais criteriosa, e analisamos o produto em nosso laboratório, em Jundiaí”, recorda Ivo.
Outra informação importante investigada pela Mercúrio foi o tipo de material transportado. O cimento sai do moinho e entra em contato com a correia a uma temperatura média de 100°C. Exposta à alta temperatura, a correia se deteriora mais rapidamente.
Diagnósticos e resultados para implantar a Correia Transportadora Tubular
Com todas as informações necessárias, a equipe apresentou ao Supervisor de Planejamento da Lafarge Holcim, Victor Luiz Pereira de Moura, e ao Gerente Corporativo, João Amaral, o diagnóstico definitivo: ressecamento da correia e trincas no sentido longitudinal ao longo de toda a extensão e nas emendas, causados pela alta temperatura do cimento transportado.
Para solucionar esse problema, foi apresentada a seguinte solução: uma correia transportadora tubular com cobertura AT (Alta Temperatura), em substituição à EA (Extra Abrasão) do concorrente. “A especificação de cobertura EA suporta temperatura de no máximo 80°C, enquanto a AT do nosso portfólio, ideal para transportar materiais mais abrasivos, pode suportar temperaturas bem mais elevadas, como neste caso do cimento transportado pela correia”, explica.
Além da mudança na especificação, a Mercúrio também sugeriu aumento na espessura da cobertura superior, reforçando ainda mais a sua proteção contra as ações do material transportado ao longo do tempo.
Para complementar, outra modificação sugerida foi a diminuição na quantidade de emendas de quatro para uma única. Assim, além de evitar o surgimento das trincas, a diminuição na quantidade de emendas representa uma significativa redução de custos de operação e mão de obra para o cliente.
Com todos esses ajustes, a correia transportadora configurada e fornecida pela Mercúrio apresentaria expectativa de vida de 6 anos, contra os 4 anos da correia anterior, 50% de aumento, portanto. Além disso, com as alterações sugeridas, as trocas de 30% da correia a cada 2 anos deixariam de ser necessárias. Outro diferencial importante foi a diminuição na quantidade de paradas para trocas de emendas, garantindo maior produtividade à fábrica.
Comparativo Correia Transportadora Tubular Mercúrio com concorrente.
Resultados surpreendentes e satisfação garantida
Com cobertura AT (Alta Temperatura), aumento na espessura da cobertura superior e diminuição na quantidade de emendas, Correia Transportadora Tubular da Mercúrio apresenta expectativa de vida útil de 6 anos e diminuição significativa nas paradas.