Cases de Sucesso

LafargeHolcim: Correia Transportadora Tubular Mercúrio garante maior produtividade e redução de custos para a líder mundial em materiais de construção

9

Vista externa da Unidade Barroso da LafargeHolcim.

Diz o ditado popular que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Pois foi com esse pensamento que a equipe da Mercúrio conseguiu, com muito empenho, concretizar mais um Case de Sucesso da empresa: fornecer uma importante Correia Transportadora Tubular de Lona à LafargeHolcim para gerar maior produtividade e diminuir os gastos do cliente, consolidando assim a parceria e relação de confiança.

A LafargeHolcim é líder mundial em materiais e soluções para construção, com presença e cobertura nacional. Em Barroso, interior de Minas Gerais, a empresa opera uma das maiores produtoras de cimento e agregados do Brasil.

 

“Depois de várias visitas à planta, apresentando os diferenciais da Mercúrio e mostrando o quanto poderíamos agregar ao negócio, conseguimos produzir o relatório que detalhava as falhas e anomalias de uma correia transportadora fabricada por um concorrente”, recorda Ivo Genelhu de Souza, então responsável pelo atendimento do cliente na Mercúrio.

 

E não era uma correia transportadora comum, mas sim a primeira correia transportadora tubular para o transporte de cimento no Brasil do moinho até os silos. Ou seja, sua importância é enorme para o funcionamento da fábrica e sua parada resulta na parada de toda a operação, gerando muitos prejuízos para o cliente.

Segundo o relatório da LafargeHolcim, de junho de 2019, a correia de mais de 700 metros de comprimento apresentava grande desgaste, com várias trincas ao longo do equipamento. Sob essas condições, a correia, que foi projetada para uma vida útil de aproximadamente 4 anos, precisava ser submetida a trocas recorrentes de cerca de 30% de seu corpo a cada 2 anos, além da realização de 4 emendas que apresentavam problemas críticos, ameaçando romper a qualquer momento.

Diante deste cenário, a tarefa da Correias Mercúrio era bastante desafiadora: aumentar significativamente a vida útil, reduzindo os custos do cliente com emendas, além do acompanhamento constante do desempenho da correia, com relatórios periódicos.

 

Estudo de campo para desenvolvimento da melhor solução

Após analisar o histórico enviado pela empresa, a Mercúrio realizou visitas à fábrica para acompanhar o funcionamento. Dessas análises, surgiu um relatório feito pelas equipes Técnica e Comercial da Mercúrio com o diagnóstico, soluções sugeridas, prazos de fornecimento, instalação e custos.

 

“Em uma dessas visitas, juntamente com nosso então Assessor Técnico, Ivan Vitor de Souza, fizemos uma nova inspeção, ainda mais criteriosa, e analisamos o produto em nosso laboratório, em Jundiaí”, recorda Ivo.

 

Outra informação importante investigada pela Mercúrio foi o tipo de material transportado. O cimento sai do moinho e entra em contato com a correia a uma temperatura média de 100°C. Exposta à alta temperatura, a correia se deteriora mais rapidamente.

Diagnósticos e resultados para implantar a Correia Transportadora Tubular

Com todas as informações necessárias, a equipe apresentou ao Supervisor de Planejamento da Lafarge Holcim, Victor Luiz Pereira de Moura, e ao Gerente Corporativo, João Amaral, o diagnóstico definitivo: ressecamento da correia e trincas no sentido longitudinal ao longo de toda a extensão e nas emendas, causados pela alta temperatura do cimento transportado.

Para solucionar esse problema, foi apresentada a seguinte solução: uma correia transportadora tubular com cobertura AT (Alta Temperatura), em substituição à EA (Extra Abrasão) do concorrente. “A especificação de cobertura EA suporta temperatura de no máximo 80°C, enquanto a AT do nosso portfólio, ideal para transportar materiais mais abrasivos, pode suportar temperaturas bem mais elevadas, como neste caso do cimento transportado pela correia”, explica.

Correia Transportadora Tubular

 

Além da mudança na especificação, a Mercúrio também sugeriu aumento na espessura da cobertura superior, reforçando ainda mais a sua proteção contra as ações do material transportado ao longo do tempo.

Para complementar, outra modificação sugerida foi a diminuição na quantidade de emendas de quatro para uma única. Assim, além de evitar o surgimento das trincas, a diminuição na quantidade de emendas representa uma significativa redução de custos de operação e mão de obra para o cliente.

Com todos esses ajustes, a correia transportadora configurada e fornecida pela Mercúrio apresentaria expectativa de vida de 6 anos, contra os 4 anos da correia anterior, 50% de aumento, portanto. Além disso, com as alterações sugeridas, as trocas de 30% da correia a cada 2 anos deixariam de ser necessárias. Outro diferencial importante foi a diminuição na quantidade de paradas para trocas de emendas, garantindo maior produtividade à fábrica.

Vida útil correia transportadora tubular

Comparativo Correia Transportadora Tubular Mercúrio com concorrente.

Resultados surpreendentes e satisfação garantida

Depois de apresentar o relatório completo com todas as vantagens, benefícios e expectativas de desempenho, em janeiro de 2020 a LafargeHolcim instalou a correia transportadora tubular fornecida pela Mercúrio, em substituição à correia problemática.
Desde então, a performance da correia vem cumprindo com sucesso todas as expectativas apresentadas.
“Os estudos embasados, apresentados em vários relatórios produzidos por nós, demonstram a excelente performance. Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados e otimistas quanto ao aumento da produtividade e redução de custos para a fábrica”, comemora Victor Luiz, Supervisor da LafargeHolcim, Unidade de Barroso.
Tais resultados são comprovados nas visitas periódicas realizadas por Ivo em conjunto com a equipe técnica da Mercúrio. “A cada 60 dias, em média, realizamos inspeções detalhadas para acompanhamento do desempenho, com medição de dureza, medição de temperatura e outras informações relevantes que são atualizadas em relatórios detalhados enviados para o cliente”, reforça Ivo.
“Estamos muito satisfeitos não só com a solução apresentada pela Mercúrio, mas, principalmente, com o nível de envolvimento de toda a equipe. O atendimento durante o processo, desde as primeiras visitas até o acompanhamento da instalação e agora as visitas periódicas para conferir o desempenho da correia, nos deixa muito mais tranquilos e comprova que tomamos a decisão correta”, atesta Victor.
Este caso de sucesso abriu portas para novos projetos da Correias Mercúrio na LafargeHolcim, como outros fornecimento de correias para a planta de Barroso e de outra correia para a planta de Pedro Leopoldo, também em Minas Gerais.
Correia Transportadora Tubular com cobertura AT

Com cobertura AT (Alta Temperatura), aumento na espessura da cobertura superior e diminuição na quantidade de emendas, Correia Transportadora Tubular da Mercúrio apresenta expectativa de vida útil de 6 anos e diminuição significativa nas paradas.