A vulcanização de correias transportadoras é um procedimento técnico fundamental para assegurar a durabilidade e eficiência dos sistemas de transporte em diversos setores industriais.
Este processo envolve a aplicação de calor, pressão e agentes vulcanizantes para unir duas extremidades de uma correia transportadora ou reparar danos, proporcionando uma emenda resistente e confiável.
Neste artigo, detalharemos o processo de vulcanização de correias transportadoras, seus benefícios, metodologias aplicáveis e o papel dos especialistas no campo.
Este conhecimento é vital para empresas que buscam maximizar a performance e a confiabilidade de seus sistemas de transporte, fundamentais para a produtividade e sucesso no mercado competitivo atual.
Conceito: O que é vulcanização?
Essencial para as indústrias em que as correias transportadoras estão inseridas, a vulcanização consiste na unção de duas extremidades desses equipamentos, sendo não só um processo corretivo, mas fundamental para o funcionamento normal das operações.
A técnica envolve a aplicação de calor e pressão na presença de agentes vulcanizantes, que modificam as propriedades físicas do material da correia, tornando-a mais resistente e elástica. Com isso, é possível assegurar a integridade e a durabilidade do sistema de transporte.
Embora existam diferentes métodos de emenda para correias transportadoras, a vulcanização é reconhecida por produzir as junções mais fortes e confiáveis, essenciais para aplicações que demandam alta performance e segurança.
A vulcanização de correias transportadoras é uma técnica padrão e essencial, fundamental para garantir a eficiência e a durabilidade dos sistemas de transporte, além de oferecer múltiplas vantagens que são cruciais para o sucesso dos sistemas de transporte em setores industriais. Conheça os benefícios principais:
Durabilidade Aprimorada
A vulcanização aumenta significativamente a vida útil da correia transportadora ao criar emendas quase tão fortes quanto o material original. Isso resulta em menos paradas para manutenção e substituições.
Resistência Superior
As emendas vulcanizadas são notavelmente resistentes a desgastes, rasgos e impactos, assegurando que a correia mantenha sua integridade sob condições de operação adversas.
Flexibilidade Operacional
Correias vulcanizadas mantêm flexibilidade, o que é vital para o funcionamento eficiente em sistemas de transporte com curvas ou inclinações.
Redução de Custos
Embora o processo de vulcanização exija um investimento inicial em equipamentos e treinamento de pessoal, a longa vida útil e a redução na necessidade de manutenção frequente traduzem-se em economias significativas a longo prazo.
Melhoria na Eficiência do Transporte
A uniformidade das emendas vulcanizadas garante uma superfície de transporte lisa, minimizando o potencial de danos aos materiais transportados e melhorando a eficiência do transporte.
Segurança Operacional
A integridade das emendas vulcanizadas contribui para a segurança geral dos sistemas de transporte, reduzindo o risco de acidentes decorrentes de falhas na correia.
As emendas de correias transportadoras são fundamentais para a continuidade e eficiência dos sistemas de transporte, podendo ser realizadas de três formas principais: mecânicas, a quente e a frio.
Cada método é escolhido com base nas especificidades operacionais e necessidades do sistema, garantindo a máxima aderência, durabilidade e segurança.
A seleção correta do tipo de emenda e a execução precisa são cruciais para otimizar o desempenho e prolongar a vida útil das correias transportadoras em variados ambientes industriais. Conheça os métodos utilizados:
Emenda Vulcanizada a Quente
Realizada por meio de uma prensa vulcanizadora, esta técnica utiliza calor para fundir as partes separadas da correia, criando uma junção forte e durável. O processo inicia com o cálculo do comprimento da emenda, que é essencial para garantir a eficácia da união.
A emenda é feita em ângulo para diminuir os efeitos da flexão da correia sobre os tambores e facilitar a passagem pelos raspadores.
Emenda colada a frio
Este método envolve unir as partes da correia utilizando produtos químicos, como adesivo e catalisador, e requer ferramentas especiais para aplicação, como rolete de pressão, torquês, régua metálica, esquadro, entre outros.
A emenda colada a frio é valorizada por sua capacidade de reduzir significativamente o tempo de interrupção dos equipamentos, minimizando custos e prejuízos financeiros.
Emenda Mecânica
A emenda mecânica faz uso de grampos ou fixadores de aço, carbono ou aço inoxidável para unir as pontas da correia. Este método é eficaz em ambientes úmidos, muito sujos ou em situações de emergência, devido à sua rapidez de aplicação e à solidez da junção mecânica.
Cada tipo de emenda tem suas particularidades e é escolhido com base nas condições operacionais específicas, visando otimizar o desempenho e a durabilidade das correias transportadoras. A seleção criteriosa do método de emenda é fundamental para manter a eficiência dos sistemas de transporte e evitar paradas não programadas.
Passos para vulcanização de uma correia
Para realizar uma emenda vulcanizada a quente em correias transportadoras, o processo envolve etapas precisas e cuidadosas para garantir a durabilidade e a eficácia da correia após a emenda. Aqui está uma expansão detalhada dos passos mencionados:
Ferramentas necessárias
- Giz e barbante
- Régua metálica milimetrada (avaliar conforme largura da correia)
- Pedra rebolo (grana 24, Ø 4”)
- EPI´s (óculos, luvas de fios metálicos, protetor auricular, capacete, etc)
- Esquadro metálico (aproximadamente 15”)
- Trena (mínimo 3m)
- Pincel ou trincha de 1.1/2” ou 2” para aplicação do adesivo
- Torquês
- Faca para borracha
- Faca para lona
- Lápis ou esferográfica
- Sargento
- Escova de pelo
- Lixadeira Angular 7” (6000 rpm, disco de lixa grana 100, Ø 7”)
- Esmeril de cabo flexível para escova de aço (750W, 4800rpm)
- Escova de aço (Ø de 4”)
- Vazador pontiagudo (sovela)
- Chave de fenda com cantos arredondados
- Rodilhos para roletar a emenda (1/2” e 2” de largura)
- Prensa
- Solvente
- Papel siliconado
- Calços laterais (1mm abaixo da espessura da correia)
Preparação
- Calcular o comprimento da emenda.
- Preparar as extremidades e lixar uma faixa adjacente ao chanfro de 25 mm de largura, onde será colocada a borracha de cobertura.
- Limpar as lonas na área escalonada, tomando cuidado para evitar rompimento das fibras e removendo qualquer resíduo de lixamento e gordura da superfície.
Aplicação
- Aplicar sobre as lonas das duas extremidades uma demão do composto M-1227 e deixar secar por cerca de 30 minutos.
- Misturar o composto M-1217A com o adesivo cimento na proporção de 1:10. Aplicar a mistura nas lonas e chanfros das duas extremidades e aguardar o secamento até formação do “tack”.
Observação: Aplicar o composto M-1227A somente sobre as lonas, não sobre a borracha.
Execução
- Aplicar uma camada de Borracha de Ligação sobre a superfície dos passos, exceto no Passo de Acabamento.
- Roletear a borracha de ligação sobre as lonas para garantir a aderência.
- Remover completamente o papel protetor da Borracha de Ligação.
- Limpar e ativar a superfície da camada de ligação com um solvente apropriado.
- Utilizar uma sovela para fazer pequenos furos na borracha de ligação e evitar bolhas.
- Unir as duas extremidades, assegurando o alinhamento e o encaixe correto.
Cura
- Se necessário, aplicar uma demão do composto M-1227A sobre as lonas do passo e deixar secar por 30 minutos.
- Pintar as lonas do passo de acabamento e os chanfros, incluindo a faixa de 25 mm lixada, com a mistura do adesivo cimento e do composto M-1227A até o “tack”.
- Aplicar a borracha de ligação sobre as lonas do Passo de Acabamento.
- Roletear sobre o papel protetor, retirá-lo, limpar com solvente e furar com a sovela.
- Aplicar a borracha de cobertura na região de acabamento para preencher o espaço e formar a tira de acabamento.
Vulcanização
O processo de vulcanização envolve aquecer as extremidades da correia na prensa vulcanizadora a temperaturas elevadas, acima de 100°C, para fundi-las e formar a emenda de maneira permanente.
Resfriamento e cura
Após o aquecimento, a correia é resfriada gradualmente para permitir que os materiais de emenda curem e se solidifiquem, garantindo uma conexão forte e estável.
Testes e inspeção
Por fim, é importante realizar testes para garantir a qualidade da emenda e inspecionar o trabalho realizado para assegurar que atenda aos padrões de segurança e durabilidade.
Profissional: O papel do vulcanizador
Para que todo esse processo seja efetivo, o profissional especialista é a peça fundamental. Um vulcanizador de correias transportadoras desempenha um papel crítico na manutenção e eficiência operacional dos sistemas de transporte que são vitais em diversos setores industriais, incluindo mineração, siderurgia, agronegócio, fertilizantes, papel e celulose, e muitos outros.
Suas funções e importância incluem:
Inspeção e manutenção
O vulcanizador é responsável por inspecionar as correias transportadoras, identificar danos ou desgastes e realizar a manutenção necessária para garantir o bom funcionamento do sistema.
Emendas de correias
Uma das principais funções do vulcanizador é realizar emendas em correias transportadoras danificadas. Isso envolve unir as extremidades da correia de forma segura e durável, garantindo a continuidade do transporte de materiais.
Reparos e revestimentos
Além das emendas, o vulcanizador também executa serviços de reparos e revestimentos nas correias, contribuindo para prolongar sua vida útil e evitar falhas operacionais.
Vulcanização
O vulcanizador é especializado em realizar o processo de vulcanização, seja a quente ou a frio, para unir as partes danificadas das correias com pressão e calor, garantindo uma conexão sólida e duradoura.
Segurança e qualidade
Ao desempenhar suas funções com precisão, o vulcanizador contribui para a segurança operacional das instalações, evitando acidentes relacionados às correias transportadoras, e assegura a qualidade do transporte de materiais.
Em resumo, o vulcanizador de correias transportadoras é indispensável para a manutenção da continuidade operacional e eficiência em indústrias que dependem de sistemas de transporte contínuo. Sua capacidade de realizar emendas duráveis e de alta qualidade reduz o tempo de inatividade, minimiza os custos operacionais e manutenção, e contribui para a segurança e longevidade do sistema de transporte.
Problemas mais comuns em emendas vulcanizadas
Mesmo com os avanços tecnológicos e as práticas rigorosas adotadas, problemas podem surgir, comprometendo a integridade e o desempenho das correias. Aqui, exploramos os problemas mais comuns associados às emendas vulcanizadas, suas causas e impactos.
Ruptura da correia durante o funcionamento
A ruptura da correia durante a operação é um dos contratempos mais graves, podendo levar à paralisação completa da linha de produção. Esse problema não apenas interrompe o fluxo de trabalho mas também acarreta custos significativos com reparos ou substituições e potenciais danos a outros componentes do sistema de transporte. A causa pode variar desde a aplicação inadequada da técnica de vulcanização até o envelhecimento natural da correia ou a exposição a condições operacionais extremas.
Sobreposição de degrau na emenda
A execução inadequada da sobreposição dos degraus na emenda pode enfraquecer significativamente a estrutura da correia, levando a falhas prematuras. Essa falha na emenda compromete a distribuição uniforme de tensões ao longo da correia, podendo resultar em rupturas sob cargas operacionais normais. A atenção aos detalhes durante o processo de emenda é essencial para evitar esse problema.
Preparação inadequada
A preparação inadequada das superfícies das correias a serem emendadas pode levar a uma adesão insuficiente. Isso inclui a limpeza inadequada, a não remoção de camadas oxidadas ou a aplicação incorreta de soluções de limpeza ou primários. A superfície deve estar limpa, seca e devidamente texturizada para garantir uma boa adesão.
Controle de temperatura e pressão insuficientes durante a vulcanização
A vulcanização requer condições específicas de temperatura e pressão para ser bem-sucedida. A aplicação insuficiente ou excessiva de qualquer uma delas pode resultar em vulcanização incompleta ou danificação dos materiais, comprometendo a integridade da emenda. A uniformidade dessas condições ao longo de toda a área de emenda é crucial.
Conheça os problemas mais frequentes
Seu braço direito para para atividades de vulcanização em correias transportadoras
Nós valorizamos a importância das emendas vulcanizadas em correias transportadoras para o sucesso das operações de nossos parceiros. Como especialistas no setor, dedicamo-nos a oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade, alinhadas às necessidades específicas de cada projeto.
Comprometidos com o avanço da indústria, promovemos treinamentos especializados focados na técnica de emendas vulcanizadas, com o intuito de enriquecer o conhecimento e aperfeiçoar as habilidades dos profissionais envolvidos. Nosso objetivo é assegurar que cada emenda realizada proporcione resultados superiores, contribuindo para operações mais seguras e produtivas.
Estamos empenhados em auxiliar no alcance da excelência, para que, juntos, transportemos um futuro melhor para todos.