Luossavaara-Kiirunavaara AB, também conhecida como LKAB é uma mineradora sueca e uma das líderes na produção de minério de ferro com três minas no norte do país e possui uma reputação por minério de alta qualidade, produzindo anualmente 27 milhões de toneladas.
Suas pelotas detém um minério de 67% de teor de minério de ferro e seu granulado fino produzido na mina de Malmberget é considerado um dos melhores do mundo.
Em 2014, logo antes da mineradora decidir pela compra do sistema de monitoramento de correia Roxon HX270, um dano crítico na correia transportadora de um circuito responsável por 85% da produção da mina, resultou em um rasgo de 150 metros. O incidente causou nada mais que 15.510.650,00 milhões de reais em perda de produção para a mineradora, que devido a parada não programada, ainda gerou custos de reposição da correia e mão de obra.
Até então, o sistema de monitoramento que eles possuíam não estava funcionando de forma eficiente e baseava-se na detecção sequencial de loops vulcanizados no interior da superfície da correia. Muitas vezes os loops quebravam sem nenhum dano a correia dando falso alarme e parando os transportadores. Substituir esses loops o tempo todo não era possível, pontuando que este tipo de tecnologia não era adequada para mineração de rocha dura.
O primeiro HX270
Em 2015, o primeiro HX270 foi instalado e em 2019, a mineradora já tinha 7 sistemas instalados em suas minas. Depois de instalarem o primeiro sistema do Roxon HX270 e avaliarem o desempenho/valor do sistema, foi uma decisão comercial fácil adquirir mais um Roxon HX270.
O retorno do investimento do Roxon HX270 pode ser racionalizado de várias maneiras. “A prevenção de paradas de produção planejadas causadas pelos danos críticos na correia compensavam o investimento.
“Além desses pontos, o HX270 nos permite fazer uma manutenção proativa na operação, aumentando a vida útil das correias e grças a automação fizemos isso sem precisar de inspeções manuais. Economizamos fazendo reparos de forma mais eficiente”, conclui Gustavsson.
Um caso já pode ser suficiente. O custo de estoque de segurança de correias também pode ser reduzido, e para a LKAB esse fator torna-se crucial por possuírem mais de 16 milhões de reais em correias transportadoras no circuito crítico.
Visibilidade clara dos resultados
Em um ano de operação, o Roxon HX270 detectou alguns danos críticos e vários danos menores, que foram reparados em paradas programadas de manutenção. Um exemplo de detecção de dano crítico foi um parafuso que ficou preso no ponto de carregamento do TCLD mais longo do circuito, o TR020, causando um dano até o cabo de aço da correia na noite do dia 12 de Abril.
Na manhã do dia 13, a área do dano já havia sido reparada imediatamente e o transportador já podia operar novamente. “Reparos rápidos agora são possíveis uma vez que o sistema detecta o dano e leva o mesmo até uma área pré-definida do transportador para reparo, apenas dando “alguns cliques no mouse”. Essa funcionalidade economiza muito tempo, principalmente em transportadores de longa distância. Uma boa parte da perda de produção foi evitada!” explica Gustavsson.
Outro exemplo de manutenção proativa em correias, foi um dano que poderia ter se tornado crítico se não fosse a atuação do HX270. Um pedaço de metal pontiagudo transpassou a correia, mas felizmente fez apenas um rasgo quebrando o cabo de aço. O sistema identificou o dano de imediato, e a correia foi inspecionada na noite de 17 de novembro. A produção pode continuar e o reparo foi feito na manhã seguinte.
Um dos sistemas de monitoramento foi instalado em agosto de 2019, já se mostrou eficiente poucos meses depois. Na noite do dia 19 de fevereiro, uma placa metálica ficou presa no chute de carregamento e começou a danificar a correia. O HX270 parou a correia antes do rasgo total da correias e o possível desastre foi evitado.
A perda teria sido tremenda se toda a correia fosse rasgada. A empresa pôde fazer um reparo planejado dos danos e continuar a produção. O desastre potencial aqui era que, devido ao rasgo anterior da correia – antes da instalação do HX270 – o cliente não havia a correia sobressalente para o transportador e o prazo de entrega demoraria meses.
Se a LKAB perdesse a correia, o impacto na cadeia produtiva seria incomparável, com uma perda enorme além dos reparos e custos.